Tecnovigilância - sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde na fase de pós-comercialização, com vistas a recomendar a adoção de medidas que garantam a proteção e a promoção da saúde da população.
Ação de campo - ação realizada pelo fabricante ou detentor de registro de produto para saúde, com o objetivo de reduzir o risco de ocorrência de evento adverso relacionado ao uso de produto para saúde já comercializado.
O detentor de registro é o responsável legal pelo produto para a saúde registrado em seu nome no Brasil e, como tal, é quem deve responder às autoridades sanitárias sobre qualquer queixa técnica, evento adverso, situação de séria ameaça à saúde pública, alerta, ação de campo e demais ocorrências que representem risco sanitário e que estejam relacionadas aos seus produtos.
A Novus Gestão disponibiliza treinamento que visa preparar as empresas que trabalham com produtos para saúde a atender os requisitos de tecnovigilância e ações de campo. Confira a seguir!
Interpretação dos requisitos de tecnovigilância e ações de campo
Tem o objetivo de capacitar os profissionais e empresas de produtos para saúde na implementação da sistemática de tecnovigilância e ações de campo, em atendimento aos requisitos legais existentes.